segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Jovem capixaba cria expedição pela integração latino-americana

Com 0 Comentario






O Vitor Taveira gravou um vídeo especialmente para o Made In Capixaba para contar sobre sua jornada e também sobre a Expedição Abya Yala, esse projeto vai te encantar e você vai querer fazer parte dele. Assista, leia, junte-se, pois é gente da gente fazendo a diferença mundo afora!
Ao findar do vídeo espere mais um pouquinho para ver os presentes que você pode ganhar ao ajuda.

"Abya Yala significa "terra madura" na língua do povo Kuna, que habita Panamá e Colômbia. É o nome com que se refere ao ao continente. Essa expressão vem sendo reivindicada principalmente pelos movimentos indígenas em substituição a América ou América Latina, que trazem em si a marca colonial, supondo que nossa histórica começou com a chegada dos europeus"


O projeto encontrou uma forma original de fazer-se sustentável e envolver as pessoas: quem faz uma microdoação ganha recompensas relacionadas com a viagem e os países visitados



Vitor Taveira viajou mais de 5 mil quilômetros na busca de realizar seu sonho. O jovem capixaba de 28 anos saiu de Vitória e foi viver em Bogotá, onde junto com sua sócia colombiana, Alejandra Martínez, criaram um projeto inovador: a Expedição Abya Yala.




Inspirados em viagens feitas anteriormente por países da América Latina, eles decidiram unir esforços no desafio de proporcionar que mais pessoas possam ter a oportunidade que eles tiveram de conhecer e vivenciar a realidade de povos indígenas, camponeses e afrodescendentes, que possuem conhecimentos muitas vezes ignorados pelos espaços de saber tradicionais.



Para Vitor, a importância da viagem não consiste apenas em valorizar as diferentes culturas do continente, mas também de conhecer processos políticos e sociais diferenciados.“Hoje em dia o comunitário recobra um papel importante se queremos pensar num mundo mais justo. A perda de vínculos entre as pessoas e delas com a natureza tem produzido resultados alarmantes de violência e destruição ambiental. Então acredito que ouvir estas comunidades e entender seus processos organizativos são fundamentais para pensarmos o futuro”, diz ele, que é o Diretor Institucional da Expedição.



Projeto aposta na solidariedade

A primeira edição do programa acontece em janeiro de 2015, saindo da Colômbia e terminando no Equador, com duração de 30 dias. Serão selecionados 40 participantes de todo o mundo. “Se trata de uma experiência dupla de vivência, de estar com as comunidades e ao mesmo tempo conviver com companheiros de viagem de vários países. Assim pretendemos gerar novas redes e projetos sólidos de solidariedade”, afirma.

Expedição Abya Yala visitará comunidades indígenas, quilombolas e camponesas na Colômbia e Equador

E solidariedade é mesmo uma palavra importante para o projeto. Além de contar com apoio de diversas organizações sociais, o projeto encontrou uma forma original de fazer-se sustentável e envolver as pessoas que se interessem pela proposta. A Expedição está entre os projetos destacados na página da rede latino-americana de financiamento colaborativo Ideame (http://idea.me/projetos/21101). Quem realize uma microdoação em apoio ao projeto ganha recompensas como fotografias e crônicas de viagem, reconhecimento na página oficial do projeto e até artesanatos provenientes de locais que serão visitados na Colômbia e Equador.



Um jornalista capixaba e latino-americano
Vitor é comunicador social formado pela Ufes e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Barcelona (Espanha). Apesar da distância, não deixa de participar ativamente dos novos processos de apoio à integração latino-americana no Espírito Santo. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Relações Internacionais da Casa América Latina Liberdade e Solidariedade (CALLES) e é membro e fundador dos projetos do programa de rádio Soy Loco Por Ti e do Cineclube El Caracol, ambos projetos vinculados à CALLES para divulgar a cultura do continente no estado. 









Savya se pudesse levantava voo e fazia um ninho em cada cidade desse mundão. Por enquanto fica por aqui levando sorrisos para todos. Gosta dos detalhes do jornalismo, da multiplicidade da internet e da instabilidade do turismo. Vegetariana, curiosa e aventureira. Não acredita em mágica para vencer na vida, mas acredita que tudo pode ser resolvido de algum modo criativo e bem humorado.

+1

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar ;)

Todos os direitos autorais reservados a Savya Alana de Oliveira. Tecnologia do Blogger.

► FAVORITAS ♥

#Compartilhar